sexta-feira, 14 de novembro de 2008

HARAS MODELO - UMA HISTÓRIA DE AMOR


JOSÉ CARLOS GARCIA

HARAS MODELO, UMA HISTÓRIA DE AMOR


José Carlos Garcia, engenheiro e empresário, a sua paixão por cavalos vêm desde a sua infância. Era ele garoto, levou uma égua para o jardim de sua casa na Zona Norte, região metropolitana de São Paulo, claro segundo sua mãe a história não durou muito, mas a vontade de criar cavalos permaneceu desde então.

A primeira compra de cavalos do “Cal” efetivamente foi realizada no Haras de Osvaldo Sampaulo. Foram animais Mangalarga e Lusitanos.

Conta o Dr. Pompeu, o primeiro veterinário do Haras Modelo, o qual ajudou a dar a partida certa para a realização do sonho, que de certa forma na época, tudo era muito simples, mas que tudo o que solicitava nas suas visitas, sempre era executado quando de novo visitava o Haras. Isso passava-se na cidade de Socorro (SP) a primeira sede do Haras Modelo, aonde José Carlos aprimorou o seu conhecimento de criar cavalos.

Durante oito anos José Carlos Garcia, foi Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Puro Sangue Lusitanos. Durante esta época executou 6 leilões de absoluto sucesso, tendo desta forma consolidado a marca HM no mercado nacional. Durante este período, a sede do Haras Modelo mudou para a cidade de Quadra (SP), aonde com a colaboração do Dr. Losito de Carvalho foi construída uma propriedade rural para a criação e produção de cavalos de qualidade. Mais uma vez o perfeccionismo de seu proprietário foi colocado à prova, tendo construído uma das melhores propriedades rurais direcionadas à moderna criação de cavalos.

Em 2001, o Haras Modelo, consegue definitivamente abrir os mercados internacionais. O papel do “Cal” é fundamental nessa empreitada. São executadas parcerias que garantem o fornecimento de toda a produção anual de cavalos e obriga o Haras a ser em quatr0 anos a absoluta liderança nacional na compra de cavalos de outros criadores no Brasil, visando suprir a demanda internacional. Com esta atitude, torna-se extremamente forte tanto em território nacional como internacionalmente.

Em 2003, novamente o Haras Modelo confirma a sua presença de liderança na exposição internacional de São Paulo, com o Bi campeonato de Quatrilho HM, Solar HM, Rainha HM entre outros e Portugal com frutos plantados no passado, como é o caso do melhor cavalo português no ano Nostradamus, cavalo este vendido pelo Haras Modelo a Vasco Freire, alguns anos antes.

Sempre de olho na produção, o lugar que mais gosta de ficar é no Haras, observando, orientando, conduzindo e nos dias de hoje ensinando aos mais jovem o seu conhecimento. O seu papel é fundamental, além de ser o investidor, tem um censo elevado de sentir os animais e principalmente as pessoas e com isso conseguiu montar um grupo coeso de profissionais imbuídos das mesmas intenções e lutas, esse é o segredo.

Em 2004, não poderia ser melhor, todas as propostas foram cumpridas, recordes de leilões, Campeão em Fort Worth, Texas, USA, deram um novo impulso e revolucionaram a forma romântica que persistia em existir ainda dentro deste criado. Mais severo ficou no descarte, mais exigente nas compras e mais profissional nas negociações, com uma maior demanda de exigência para com os profissionais a ele ligados. Neste ano é executado o primeiro leilão nos EUA, apenas com cavalos já comercializados pelo Haras Modelo.

2005 começa como um ano definitivo, com uma clientela ávida de cavalos e sem uma produção à altura das exigências internacionais, sua participação na compra de cavalos é direta, anda centena de km. buscando cavalos, deixa de lado as suas tarefas profissionais para dedicar-se ao Haras, amplia o numero de dias de dedicação a este. Com uma rede de informações incrível, cavalos surgem dos mais remotos lugares e lá vai o “Cal” muitas vezes sozinho, analisando e comprando cavalos. É tempo de reflexão e projetar o futuro, como bom ouvinte que se tornou, muitas são a reuniões que varam a madrugada com o grupo, analisando e buscando respostas para os próximos passos.....

Se existe um Haras no Brasil com a cara do Lusitano criado no Brasil, este haras é o MODELO, mesmo contra tudo e todos, segue-se à risca o planejado, criar o Puro Sangue Lusitano para esporte e isso é um ato de coragem, pois definindo-se o caminho, não tem como voltar atrás. Este talvez seja o grande predicado deste criador, definir as metas e incansavelmente buscar na técnica, na consultoria, no arrojo o cavalo Lusitano de 2010. Cal é o responsável pelo divisor de águas e hoje vários sócios pedem por sua participação política que será efetiva na futura condução dos trabalhos da atual diretoria de nossa Associação da raça Puro Sangue Lusitano.